Como a vida não é só flores, nem sempre lemos livros que nós amamos, não é mesmo? Então resolvi fazer esse post falando dos livros que eu não gostei ou me decepcionaram de alguma forma. Alguns livros são meio polêmicos, logo entendam desde já que são as minhas opiniões que estarão sendo postadas aqui. Então não me odeiem haha :).
Minha primeira decepção literária foi a série Os Imortais, da Alyson Noël. É um conjunto de 6 livros que conta a história de Ever Bloom, uma garota que perdeu os pais, a irmã e o cachorro em um acidente de carro. Desde então, esta se tornou amarga e de poucos amigos. Até que surge aquele clichê básico do garoto novo e muito bonito no colégio. Ever descobre que ele é um imortal e que a própria é especial. Eles se apaixonam e os livros retratam a trajetória do casal em busca da felicidade e contra os inimigos deles em outras vidas.
Quando eu comprei ainda bem nova e estava na vibe Crepúsculo, queria engolir romances de fantasia. Além disso, todos que eu conheço que leram os livros (incluindo a moça que estava atrás de mim na fila do caixa que me viu com o primeiro livro na mão haha) tinham me dito que era muito bom e melhor do que Crepúsculo. Então comprei os livros e comecei a ler com muita expectativa.
Li o primeiro livro, Para Sempre, e gostei. Achei um romance mais criativo, com muito menos clichês e uma fantasia menos repetitiva. Demorei um pouco para comprar os outros livros, então fui ler Lua Azul alguns meses depois. Eu já gostei menos do segundo livro, mas teve uns plot twists que me deixaram curiosa. Como são livros curtinhos, terminei em pouco tempo, mesmo tendo demorado mais que o primeiro. Um pouco saturada da série, comecei a ler outro livro. Quando fui ler o terceiro, Terra de Sombras, eu já devia ter uns 13, 14 anos. Esse livro foi bem mais teen do que eu esperava. A autora desviou o foco da história para o casal e encheu o livro de plot twists que deixaram tudo confuso, ao tentar ganhar a atenção do leitor. Chama Negra foi uma decepção TOTAL. Li o livro todo, mas demorou o que parecia milênios! Enrolei muito, porque estava sendo extremamente monótono. Sobre Estrela da Noite: Li duas páginas. Foi quando eu dei um basta. Aquela série não funcionava mais para mim, não estava me agradando. Então decidi que não perderia mais tempo, este que eu poderia estar lendo alguma coisa que eu gostasse. Além disso, eu odeio TODOS os personagens!! A principal é muito burra! Chega a ser ridículo ela fazer tudo errado. Nenhum personagem é legal :(.
Então me digam aí nos comentários se vale a pena terminar a série!
O próximo livro do qual eu vou falar é Água Para Elefantes, da Sara Gruen. Gente, sinceramente, eu detestei esse livro. Odiei a escrita, o vocabulário, tudo. O livro se passa na visão de um senhor idoso que conta a sua história em um circo e sua paixão pela mulher que fazia shows com um elefante.
Eu comprei o livro por causa do filme, o qual eu tinha gostado muito. Até que quando eu comecei a ler (li umas 60 páginas), pude listar 3 motivos pelos quais eu não queria mais ler.
1) A autora conta o final no primeiro capítulo.
Isso me deixou muito irritada, porque ela tentou ser diferente ao contar a história ao contrário, mas tudo o que conseguiu foi SUPER HIPER MEGA SPOILERS.
2) O livro tem mais palavrões do que história.
Isso parece bobagem, mas o linguajar do livro me incomodou, por mais que seja o vocabulário dos homens que trabalhavam no circo e tudo o mais, o excesso disso foi desnecessário. O que ficou aparentando foi que ela queria parecer descolada e "antenada" (como diria a minha mãe <3), mas foi super fail. (Ficou feio, miga, pare)
3) Estava saturada de romance.
Era apenas mais um romance proibido entre um rapaz e uma mulher casada. Ponto. Mais nada. O livro não tinha nada de especial. Não me tocou de nenhuma forma.
Agora vem os livros polêmicos hehe.
O próximo livro que eu vou mencionar aqui é A Vida, O Universo e Tudo Mais, do Douglas Adams.
Não joguem pedras em mim, gente! Eu adoro essa série!!!
Esse livro é o terceiro da saga O Guia do Mochileiro das Galáxias. Eu amei o primeiro, amei o segundo e esperava o mesmo do terceiro. Mas...
Não terminei o livro, eu já tinha lido os dois primeiros seguidos e estava achando o terceiro muito mais monótono do que os outros. Estava esperando a comédia como a dos outros, mas infelizmente não veio.
Porém, não sei se não era hora para eu ler esse livro, se eu estava saturada da série, se eu precisava ler outra coisa antes desse... Enfim, lerei o resto dos livros porque essa série tem tudo pra ser toda um amorzinho <3.
Eu não sei explicar sobre o que se trata a série porque é uma parada muito louca, gente, sério. Só sei dizer que é sobre alienígenas, viagens no tempo e no espaço, toalhas, robôs depressivos é muita comédia.
O próximo livro, um pouco mais polêmico, é Insurgente, da Veronica Roth, sequência de Divergente.
Eu li tanto Divergente quanto Insurgente em inglês nessa edição linda aqui:
Li até metade do livro, porque não estava dando mais. Eu não aguentava mais aquela história que não progredia, que ficava estagnada e não andava. Aquilo estava me dando agonia já, não estava mais funcionando comigo...
Insurgente é a continuação de Divergente que, como vocês já devem saber, se passa em uma Chicago distópica que consiste em uma sociedade dividida em 5 facções (Audácia, Abnegação, Amizade, Franqueza e Erudição) em que cada uma tem uma função diferente na cidade. A protagonista Tris é uma divergente nascida na Abnegação, pessoas que não se encaixam nas facções exatamente por pertencerem a mais de uma ou todas ao mesmo tempo. Para "manter a ordem", não se pode existir divergentes na sociedade, então eles são caçados. A história retrata a tentativa de Tris de sobreviver e proteger quem ama.
O livro que eu vou mencionar agora acho que é o mais polêmico (não sei se é esse ou o próximo), que é A Esperança, da Suzanne Collins, último livro da saga Jogos Vorazes.
Lembremos que eu não odeio todos os livros que estão aqui, eles apenas tem algum(ns) aspecto(s) que não me agradaram.
Eu não odiei A Esperança. Eu não gostei da primeira parte, do final e da escrita.
A primeira parte é muito lenta, não acontece nada de importante. É apenas a Katniss se odiando e se remoendo do que aconteceu nos primeiros livros. Ponto. Não acontece nada de interessante.
E nem preciso comentar o final, né? Depois de três livros com uma distopia criativa (não podemos negar que a história abordada por Jogos Vorazes é diferente das outras distopias, embora tenha defeitos como todos os livros), vem Suzanne Collins e nos lança um final destruidor com conclusões mal formuladas para os personagens secundários (Gale cof cof). Sem contar que foi adaptado para os cinemas como final de novela da Globo, não é, gente?
Achei que a escrita da Suzanne Collins caiu muito na qualidade. Alguns acontecimentos ficaram mal esclarecidos. Só consegui entender algumas coisas quando foram adaptados para o cinema, quando eu pude visualizar o que não entendi no livro.
Nem preciso fazer um resumo de Jogos Vorazes, né? Já devem estar cansados de saber haha.
O último livro que eu vou falar é uma leitura recente. Eu tinha expectativas altíssimas para O Chamado do Cuco. Todos me diziam que o livro era maravilhoso e sem contar que foi escrito por ninguém menos do que J.K. Rowling com um pseudônimo.
Em seu primeiro romance policial, J.K. tinha tudo para fazer um livro maravilhoso. Ela tem talento e tinha um enredo intrigante.
O grande problema do livro foi que a história se arrastou demais. Acontecia sempre a mesma coisa até as últimas 50 páginas. Era sempre a mesma coisa, o detetive marcava um almoço ou um jantar com alguém próximo da vítima e conversava, mas não chegava a lugar nenhum. Chegou ao ponto de a vida pessoal do investigador ser mais interessante do que o caso. Além disso, o mistério é previsível e só se desenvolve no finalzinho.
Espero que o próximo seja melhor, porque tem tudo para ser uma grande série policial.
O livro fala de um aparente suicídio de uma modelo famosa, em que o detetive particular Cormoran Strike é contratado pelo irmão da vítima para investigar a morte da moça.
Então, gente, foi esse o post. Espero que tenham gostado e que não tenham ficado zangados comigo haha. Se você leu até aqui, não deixe de dar um +, curtir a página no facebook (http://www.facebook.com/howimetthatbook), seguir no Instagram (http://www.instagram.com/howimetthatbook) e comentar aqui embaixo se eu devo continuar alguma série ou se eu devo dar uma chance a algum livro desses que eu não terminei.
Beijinhos, feliz Ano Novo e até o próximo post!
Juliana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário