domingo, 14 de fevereiro de 2016

DICA: Como começar a ler em inglês

Oi, genteeeee!!!!!

No post de hoje trago para vocês dicas para quem quer começar a ler em outro idioma, não só em inglês porque acho que vale para qualquer leitura em outra língua. 

Vi um vídeo do Livraria em Casa há muito tempo, mas como comecei a assistir a canais literários britânicos, americanos, australianos e canadenses, me lembrei desse vídeozinho de dicas e pensei: Por que não um post no blog sobre isso? 

Então, vamos lá!

Dica #1: Comece por um livro que você já leu.

Como você não está acostumado a ler em outro idioma, é mais indicado ler um livro que você já leu. 
Não pense que os livros vão ser iguais ao seu curso de inglês! São cheios de gírias, marcas de fala e expressões. Então, antes de mais nada, acostume-se com a língua informal. Por isso, começar por uma história que você já conhece e já está acostumado é o ideal para o iniciante em literatura estrangeira. 

Dica #2: Comece por livros infanto-juvenis

Pelo amor de Deus, não queira começar a ler em inglês com O Senhor dos Anéis, que a coisa vai ficar difícil! Evite livros com construção de universo complexo, comece pelo básico mesmo! Um livro infantil, adolescente ou até mesmo Young Adult (YA).
Uma ótima pedida é Harry Potter, que tem um vocabulário tranquilo com algumas coisas novas para ampliar o conhecimento e marcas de oralidade bem trabalhadas, porém simples. 
Outro bom para começar é Divergente. Vou ser sincera que não segui minhas próprias dicas haha, comecei por Divergente sem ter lido a versão em português. Mas me dei bem com o livro, o vocabulário é simples, a construção de mundo é bem superficial, então não foi difícil acompanhar a história. Não foi a melhor das ideias, já que eu abandonei Insurgente, mas whatever, foi um bom gatilho para as minhas leituras em inglês. 

Dica #3: Opte por livros curtos.

Não tente começar por As Crônicas de Gelo e Fogo, né? Vai com calma, pequeno gafanhoto, ganhe experiência e vocabulário antes de partir para os calhamaços ;). Livros de contos são ótimos para isso! 
No início eu li Drácula, em uma versão fininha que ganhei em um sorteio de uma professora de inglês. Livros rápidos são bons porque não te cansam e vão deixando seu ritmo de leitura mais ágil e fluido. 

Dica #4: Leia em conjunto com um audiobook

A grande vantagem do audiobook é exatamente você poder ouvir como as palavras são pronunciadas, facilitando o entendimento. Além disso, nos players de audiobooks você pode mexer na velocidade da leitura, deixando mais lenta ou mais rápida de acordo com o que você preferir. 

Então, gente, essas foram algumas dicas para vocês começarem a ler em outro idioma. Espero que vocês tenham gostado! 

Se você gostou, dá um + pra ajudar o blog e segue a gente nas redes sociais!!!! 

            Beijinhos e até o próximo post!

                                   Juliana



2 comentários:

  1. Já tentei e tento varias vezes essa proeza de ler em inglês, abandonei tudo pela metade. Sou muito procrastinadora :/
    Tem dicas para leitores desorganizados?? < Fica a dica hahaha

    ResponderExcluir
  2. Claro!! Vou fazer um post sobre organização de leituras e tento tirar algumas duvidas!

    ResponderExcluir