quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RESENHA: Caixa de Pássaros (Sem spoilers)

Oi, genteee!!
Pro primeiro post do blog, eu resolvi fazer uma resenha sobre esse livro MA-RA-VI-LHO-SO. Sim, eu estou falando de Caixa de Pássaros! O romance de estreia de Josh Malerman tem grandes chances de ser meu favorito do ano. Dei 5 estrelas, favoritei e fiz resenha dele no Skoob.


Sem contar que a edição está linda. Vou mostrar um pouquinho dele por dentro:


Olhem como está caprichado!


Até a divisão dos capítulos está combinando!

Todo esse conjunto, faz com que você entre na vibe da história. É um thriller psicológico que mexe com a nossa cabeça e nos deixa em uma ressaca literária muito grande. Estou lendo outro livro atualmente, com menos de 300 páginas, mas ainda estou nele há uma semana porque minha cabeça ainda está envolvida na história de Caixa de Pássaros.

Comecemos então, a resenhaaaa!!

Caixa de pássaros, de Josh Malerman, é um livro de Terror/Suspense, que intercala entre o presente e o passado de Malorie, a protagonista, como um quebra-cabeça, que no final nos faz ligar tudo e entender toda a história. Essa estrutura é muito boa em livros misteriosos, pois nos prende à leitura.

A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico no presente e pré/apocalíptico no passado em que as pessoas têm ataques de loucura e cometem assassinatos seguidos de suicídio. A razão para isso é algo que é visto que faz com que esses ataques aconteçam. Não se sabe o que é, só se sabe que não podem entrar em contato visual com isso de maneira nenhuma. 

Dessa forma, o livro começa no presente. Malorie vive em uma casa apenas com seus dois filhos, Garoto e Menina, que já não é mais segura para a família. 

Para garantir a segurança das crianças, Malorie as leva em uma viagem cega, vendados, em um barco a remo. 

A descrição do livro é incrível. O crédito deve ser dado, pois o autor consegue fazê-la de forma minuciosa e perfeita mesmo com os personagens sem enxergar o mundo exterior. 

Ao contar sobre o passado de Malorie, Malerman começa quando a moça ainda morava com a irmã, Shannon. O ponto de partida do livro ao se tratar do pretérito é quando ela descobriu que estava grávida de um homem com quem tinha saído uma vez. 

Malorie estava em estado de choque. Não planejava ter filhos. 

No momento em que ela descobria isso, Shannon assistia à TV noticiando os primeiros casos dos ataques de loucura, os quais ficaram conhecidos como "O Problema", nos EUA, o que a deixou preocupada. Porém, Malorie não estava se importando com isso, mas sim com o seu futuro e o do bebê que estava para chegar.

O tempo foi passando e 4 meses depois, todos estavam apavorados e se escondendo dentro de suas casas, prendendo cobertores e tábuas de madeira nas janelas, saindo o mínimo possível, só para estocar alimentos.

Até que aconteceu alguma coisa (sem spoilers), que separou as irmãs.  Malorie se viu forçada a sair de casa e ir em busca de um lugar seguro. Ela achou no jornal um anúncio de um lugar que estava abrigando sobreviventes e dirigiu até lá.

Nessa casa, ela conheceu Tom, Don, Felix, Cheryl e Olympia. 

Desses personagens, o que mais me conquistou foi Tom. O espírito de liderança dele é invejável. Ele se arrisca, tem iniciativa, o que é essencial para a sobrevivência do grupo.

Don é o personagem que eu mais ODEIO desse livro, sério, quem for ler vai ver isso. Ele não queria aceitar mais pessoas na casa, pois dizia que não teriam suprimentos suficientes para abastecer todos os moradores. Eu não gosto dele, porque o Don é o tipo de personagem que não ajudaria alguém se a decisão coubesse só a ele. 

O Felix é o personagem que é fiel ao Tom e confia nele. Não me apeguei muito, pelo autor não se aprofundar muito em sua personalidade.

Sobre a Cheryl também não há muito o que falar, já que ela não é bem trabalhada na história. Ela é durona e uma mulher forte. Ponto. 

Olympia se torna grande amiga de Malorie por compartilhar de um aspecto em comum: ambas estavam grávidas de 4 meses. Olympia é muito meiga e ingênua. Tem uma personalidade mais bem construída por passar muito tempo com a protagonista. 

A casa pertencia a George, o qual já estava morto quando Malorie chegou. Mas foi um homem que conviveu muito com Tom e a história dele é muito comovente e reveladora, que depois tem uma relação com o presente.

Eles passam muito tempo nessa casa, tentando se comunicar ligando para números aleatórios, indo buscar água no poço vendados (confesso que eram umas das partes mais agoniantes do livro) e procurando mantimentos. Até que por algum motivo (sem spoilers) ela passa a morar sozinha nesse lugar com os filhos.

Ela cria Garoto e Menina (gêmeos) por 4 anos, longe de tudo e treinando-os para viverem sem a visão, tornando-os máquinas de ouvir para quando o dia de fugir chegasse. 

Assim, Malorie se vê obrigada a cuidar de seus filhos vendada, sem saber o que os espera lá fora. E sem saber se vão conseguir.

                  Não abra os olhos.

O livro é muito bom e tem uma dinâmica muito boa. Ele é todo amarradinho, tem tudo entrelaçado. Você sente a afilação dos personagens quando eles saem vendados, o que é muito legal. É um suspense viciante que te deixa pensando sobre o assunto por um bom tempo. A linguagem é muito boa, os períodos curtos são ótimos porque dão aquele quê de suspense. Realmente acho que daria um ótimo filme, pois as cenas são visíveis e palpáveis. É um livro bem curtinho, são menos de 300 páginas, então é bem rápido de ler. Eu terminei em menos de dois dias. Estava precisando de um livro que me prendesse, pois o anterior e o único livro que eu tinha lido esse ano (vestibular, gente, não deu pra ler muito) tinha sido uma decepção (vou falar dele quando fizer o post de favoritos e decepções do ano). 

O autor deixa a possibilidade de uma continuação, mas espero que ele não a faça, pois senão ele teria que aprofundar mais nesse mundo.  Porém, ficou tão bom assim, cheio de suspense, que acho que se ele tentasse manter essa vibe no segundo livro ia ficar repetitivo e ia acabar como uma cópia do primeiro. 

É isso, gente. Essa foi a resenha de Caixa de Pássaros. Amei demais e super recomendo!

How I Met That Book: Canais Literários no YouTube

LEIAM

Beijinhos e até o próximo post!!

                                         Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário