domingo, 20 de dezembro de 2015

TAG: Natal Literário

Oi, genteeeeee

Hoje eu vim em clima de Natal fazer essa tag!! Ela foi criada pelo Cabine Literária, mas eu vi no blog Sobre Mim e Meu Mundo. Ninguém me tagueou, mas eu gostei dela e resolvi fazer. A tag se consiste em 6 perguntas que relacionam o Natal a livros.

Então vamos começar!!

1) Cite um livro natalino:
Eu não tenho o hábito de ler livros natalinos, mas escolhi para essa pergunta o e-book Onde Encontrei Meu Lar, da Gleice Couto e do Victor Almeida. São 18 contos que começam no dia 22 de dezembro e contam os problemas de Manuela e Natan, dois melhores amigos, que tentam lidar com o fato de que a menina iria se mudar. Não é o meu tipo de leitura preferida (tanto que eu nem terminei de ler) porque achei a escrita um pouco juvenil demais para mim, esperava que fosse ser um Young Adult mais maduro.



2) Cite um filme natalino que você acha que daria um ótimo livro:
 Para essa pergunta eu escolhi a animação O Expresso Polar. Muita gente não gosta desse desenho, mas eu acho muito fofo!! Acho que daria um livro bem legal!
Sinopse: É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem. (www.adorocinema.com)





3) Cite um livro que não é de Natal, mas que você acha que tem um clima natalino:
COM CERTEZA As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, do C.S. Lewis. Principalmente aquela parte em que o Papai Noel aparece e presenteia os irmãos Pevensie. Além disso, o livro se passa praticamente todo na neve, então tem aquele gostinho natalino. As Crônicas de Nárnia é uma série de 7 livros que conta a história de diversos visitantes do mundo humano à Nárnia, um universo paralelo à realidade vivida por eles. Mais especificamente, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, o segundo livro da série na ordem cronológica e o primeiro na ordem de publicação, conta o primeiro contato dos irmãos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia Pevensie, chamados de filhos de Adão e Eva, com o mundo de Nárnia.



4) Cite um livro que é muito importante para você, ao ponto de colocá-lo no lugar da estrela na árvore de Natal:
Todos de Harry Potter, né, gente? Sem dúvidas <3



5) Categorize personagens literários para os seguintes cargos natalinos:

- Papai Noel: receptivo, amoroso, que tem um coração gigante. Um personagem muito significativo:
Para essa categoria eu escolhi Aslan de As Crônicas de Nárnia, porque tem algum ser mais amoroso e receptivo do que Aslan????? Ele é o personagem que defende os seus seguidores e os trata como filhos. Perfeito para ser o Papai Noel literário!



- Duendes: Muito trabalhador e perfeccionista:
Peeta Mellark de Jogos Vorazes. Ele é um personagem muito esforçado e perfeccionista com os bolos e camuflagens que faz.



Boneco de Neve: Um personagem familiar, muito apegado as pessoas a sua volta:
Para essa categoria eu escolhi Catelyn Stark de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ela combina perfeitamente com esse papel, já que tudo o que mais importa na sua vida é a família


- Árvore: Um personagem chamativo e belo. Que todos param para olhar.
Jace de Os Instrumentos Mortais, porque quem é mais narcisista do que Jace???? Jace (nos livros, né) é um personagem super desejado, que dá muito trabalho para sua namorada Clary. Além de se achar DEMAIS.

(Escolhi uma ilustração porque né... Escolheram atores que não combinam nada com o Jace - My Opinion -)


6) Cite um personagem nada Natalino:
Snape de Harry Potter. Quem imagina Snape na Ordem da Fênix celebrando o natal junto com os Weasley?


Então, gente, essa foi a tag! Espero que tenham gostado! Se você leu até aqui, deixa um + pra ajudar o blog, favorita pra  facilitar o acesso, segue no Instagram (@howimetthatbook) e curte a nossa page no facebook!

Beijinhos, feliz Natal e até o próximo post!
   
                                                  Juliana



sábado, 12 de dezembro de 2015

PROJETO RELEITURA: Harry Potter

Oi, genteeeeee!!!

Vim nesse post fazer um aviso e um convite!

Em janeiro, estou programando o primeiro projeto do blog! Será o "Projeto Releitura: Harry Potter", se vocês gostarem, poderei fazer outros do gênero. 

O projeto consiste não apenas em reler a saga, mas também comentar aspectos que não tinha reparado antes. Terão posts especiais no blog, como tags, curiosidades, posts originais e muito mais!

Eu lerei a minha versão em inglês pela primeira vez e estou muito ansiosa! Vamos começar 2016 com muita magia!

#ProjetoReleituraHIMTB

Beijinhos e até o próximo post!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

5 livros maravilhosos que têm adaptações para o cinema/TV

Oi, genteee!!!

No post de hoje, eu resolvi fazer um top 5 dos meus livros favoritos que têm alguma adaptação como filme ou série de TV. Só avisando que os livros não estão em ordem de preferência.

Então, mãos à obra!

A Menina Que Roubava Livros, por Markus Zusak

Eu simplesmente AMO esse livro! É um dos xodózinhos da minha estante. Sério, se você não leu, corra agora para uma livraria e compre, ou se você está empurrando com a barriga e deixando acumular poeira, LEIA AGORA!

Eu tenho essa edição aqui em paperback, que eu acho linda, publicada pela Intrinseca.




O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é narrado pela Morte a história de Liesel Meminger, uma menina alemã, que é obrigada a se afastar da mãe depois de ver seu irmão morrer ao seu lado e morar com um casal de pais adotivos, Rosa e Hans Hubermann. Ela carrega consigo o livro que encontrou dentro do casaco do irmão, O manual do coveiro, o primeiro de vários livros que seriam roubados por Liesel daquele ano em diante. A  história roda em torno da relação de Liesel com os pais, o melhor amigo Rudy e o judeu Max que ela esconde no porão,  o incentivo dado por Hans à leitura, a censura dos livros no regime nazista, o medo da morte, a amizade, e o gosto pelas palavras.

O livro foi adaptado para o cinema em 2013 e eu ADOREI! Foi uma adaptação bem fiel, no meu ponto de vista, e confesso que chorei quando acabou! Não sou de encrencar com o filme se ele não parece muito com o livro, nem nada, mas pelo que me lembro do filme (vi há um tempo, então não lembro muito bem de todos os detalhes) foi uma adaptação boa que formou um lindo filme. Os atores são muito bons e se encaixaram muito bem com os personagens, o cenário, a produção desse filme, tudo!

5 estrelas e favoritado!











How I Met That Book: Recomendação de amigos. 


"Quem escreve constrói um castelo, quem lê passa a habitá-lo."


As Aventuras de Sherlock Holmes por Sir Arthur Conan Doyle.

Como não amar esse detetive tão incrível? O famosíssimo Sherlock Holmes já foi adaptado para o cinema diversas vezes e atualmente há duas séries de TV que possuem o excêntrico investigador como protagonista.

Sherlock Holmes é uma série de livros que conta as aventuras vividas pelo detetive e seu parceiro John Watson na luta contra o crime em Londres.

    
Os livros já foram adaptados para o cinema 10 vezes, mas só assisti aos dois últimos estrelados pelo Robert Downey Jr. Recentemente também saiu Sr. Holmes, o qual eu ainda não assisti nem sei nada a respeito, mas tenho interesse pois adoro Sherlock Holmes!!

Além do cinema, as aventuras do detetives também foram adaptadas à televisão em duas séries, uma britânica e outra americana, Sherlock Elementary. Eu gosto muito das duas, embora prefira Sherlock

Sherlock estreiou em 2010 e tem como enredo a adaptação das histórias de Doyle ao século XXI, o que é incrível (Sherlock com celular = coisa mais legal da vida). 


Conta as histórias do excêntrico 
investigador em Londres, adaptando os casos dos livros, e sua fascinação por crimes. 



A série até agora tem 3 temporadas de 3 episódios de 90 minutos cada um. Terá um episódio comemorativo chamado The Abominable Bride (A Noiva Abominável, em tradução livre), e tem seu lançamento previsto para 1° de Janeiro de 2016 e passará nos cinemas (no Brasil que é bom nada D:). O episódio se passará na era vitoriana como os livros originais. 



MELHOR SÉRIE DA VIDA

Sherlock Holmes - Benedict Cumberbatch

John Watson - Martin Freeman

"I'm not a psychopath. I'm a high-functioning sociopath. Do your reserch" - Sherlock (BBC One)

5 estrelas e favoritadíssima!

Elementary, a série americana baseada em Sherlock Holmes, não é adaptada dos livros. A série se passa no universo do detetive, mas os casos são inventamos exclusivamente para o seriado. Além disso, há algumas alterações como por exemplo o fato do dr. Watson ser uma mulher chamada Joan.


Ainda mais: nesta série, Sherlock e Joan se conhecem de uma maneira diferente da retratada nos livros e filmes. A médica é companheira de sobriedade de Holmes. Este enfrentou as dificuldades da reabilitação e agora precisa se manter sóbrio. 


E eu adoro a abertura dessa série! É muito legal!

Sherlock Holmes - Jonny Lee Miller 

Joan Watson - Lucy Liu



É um seriado muito bom. Recomendo. 

4 estrelas. 

"O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa." - Elementary

How I Met That Book: Minha mãe me deu os livros que eram dela em sua adolescência. 

"Para uma mente ampla, nada é pequeno." - Sherlock Holmes (livro)

As Crônicas de Gelo e Fogo por George R.R. Martin. 

Claro, não podia faltar nessa lista essa saga maravilhosa!!


As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série que tem até agora 5 livros publicados. A história se passa em um mundo distópico em que tudo gira em torno do Trono de Ferro. É uma saga cheia de disputas, brigas, traições, revelações, conflitos familiares, criaturas místicas, batalhas épicas e tudo o que uma boa história medieval deve ter. 

Tenho duas versões dos livros, uma em português e outra em inglês, ambas em paperback, mas só colocarei foto dos em português porque os em inglês estavam em locais de difícil acesso :). 




A história se passa basicamente em Westeros e relata a luta entre as casas para o controle dos Sete Reinos. 



A saga foi adaptada a uma série de TV chamada Game Of Thrones, que possui 5 temporadas de 10 episódios de 1 hora cada. 


5 estrelas e favoritado. 

How I Met That Book: Black Friday do Submarino de 2011. 

"Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada" - Tyrion Lannister

O Senhor dos Anéis por J.R.R. Tolkien. 

Não podia faltar a saga do Anel, não é mesmo? Eu amo esses livros. Li pela primeira vez em um volume único que meu avô tinha me emprestado e depois comprei essas versões aqui. 



Esses livros se passam na Terra-Média e contam a história de um hobbit chamado Frodo e sua jornada para destruir o Um Anel. Este que dá a quem o usa grandes poderes, porém só é leal realmente ao seu mestre Sauron, o senhor do escuro. 



Para destruí-lo, Frodo precisa jogar o anel na Montanha da Perdição, onde foi forjado. Ele terá a ajuda de elfos, anões, magos, hobbits e homens. 


5 estrelas e favoritado!

How I Met That Book: Recomendação do meu avô <3

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados." - Gandalf

Harry Potter por J.K. Rowling. 

Agora a melhor saga EVER! Sim, Harry Potter, o xodó da minha estante <3

Também tenho duas versões dos livros. Uma em paperback em português e outra em hardcover em inglês (aquela que vem naquele baú lindo *-*). 

Mas de novo não vou mostrar as versões britânicas, porque estão lindos e maravilhosos guardados e não queria mexer só para tirar foto. 



Estão um pouquinho gastos, porque já tem 10 anos que eu tenho esses livros. 

Como todos já sabem, Harry Potter é uma saga de 7 volumes que conta  a história do bruxo mais famoso do mundo. Ele vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts aprender a usar a magia. Além disso, ele é O Menino que Sobreviveu. Ele conseguiu escapar de um feitiço da morte e por isso é perseguido pelo Lorde Voldemort, o bruxo das trevas. 

Harry vive muitas aventuras com seus amigos Rony e Hermione, que estão sempre dispostos a ajudá-lo. 


Os livros foram adaptados para o cinema em 8 filmes, que são um sucesso até hoje e são meus filmes preferidos <3. 



Harry Potter - Daniel Radcliffe

Rony Weasley - Rupert Grint

Hermione Granger - Emma Watson


5 estrelas e favoritadíssimo!!!!

How I Met That Book: Através do primeiro filme que eu vi quando tinha 3 anos. 

"O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos!" - Sirius Black. 


Então, gente, esse foi o post dos meus 5 livros preferidos que geraram filmes e séries. Espero que tenham gostado!! Não se esqueçam de curtir a página no facebook e seguir no instagram!




Beijinhos e até o próximo post!

                                               Juliana


Facebook: www.facebook.com/howimetthatbook

Instagram: www.instagram.com/howimetthatbook

E-mail para parcerias: howimetthatbook@gmail.com







quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RESENHA: Caixa de Pássaros (Sem spoilers)

Oi, genteee!!
Pro primeiro post do blog, eu resolvi fazer uma resenha sobre esse livro MA-RA-VI-LHO-SO. Sim, eu estou falando de Caixa de Pássaros! O romance de estreia de Josh Malerman tem grandes chances de ser meu favorito do ano. Dei 5 estrelas, favoritei e fiz resenha dele no Skoob.


Sem contar que a edição está linda. Vou mostrar um pouquinho dele por dentro:


Olhem como está caprichado!


Até a divisão dos capítulos está combinando!

Todo esse conjunto, faz com que você entre na vibe da história. É um thriller psicológico que mexe com a nossa cabeça e nos deixa em uma ressaca literária muito grande. Estou lendo outro livro atualmente, com menos de 300 páginas, mas ainda estou nele há uma semana porque minha cabeça ainda está envolvida na história de Caixa de Pássaros.

Comecemos então, a resenhaaaa!!

Caixa de pássaros, de Josh Malerman, é um livro de Terror/Suspense, que intercala entre o presente e o passado de Malorie, a protagonista, como um quebra-cabeça, que no final nos faz ligar tudo e entender toda a história. Essa estrutura é muito boa em livros misteriosos, pois nos prende à leitura.

A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico no presente e pré/apocalíptico no passado em que as pessoas têm ataques de loucura e cometem assassinatos seguidos de suicídio. A razão para isso é algo que é visto que faz com que esses ataques aconteçam. Não se sabe o que é, só se sabe que não podem entrar em contato visual com isso de maneira nenhuma. 

Dessa forma, o livro começa no presente. Malorie vive em uma casa apenas com seus dois filhos, Garoto e Menina, que já não é mais segura para a família. 

Para garantir a segurança das crianças, Malorie as leva em uma viagem cega, vendados, em um barco a remo. 

A descrição do livro é incrível. O crédito deve ser dado, pois o autor consegue fazê-la de forma minuciosa e perfeita mesmo com os personagens sem enxergar o mundo exterior. 

Ao contar sobre o passado de Malorie, Malerman começa quando a moça ainda morava com a irmã, Shannon. O ponto de partida do livro ao se tratar do pretérito é quando ela descobriu que estava grávida de um homem com quem tinha saído uma vez. 

Malorie estava em estado de choque. Não planejava ter filhos. 

No momento em que ela descobria isso, Shannon assistia à TV noticiando os primeiros casos dos ataques de loucura, os quais ficaram conhecidos como "O Problema", nos EUA, o que a deixou preocupada. Porém, Malorie não estava se importando com isso, mas sim com o seu futuro e o do bebê que estava para chegar.

O tempo foi passando e 4 meses depois, todos estavam apavorados e se escondendo dentro de suas casas, prendendo cobertores e tábuas de madeira nas janelas, saindo o mínimo possível, só para estocar alimentos.

Até que aconteceu alguma coisa (sem spoilers), que separou as irmãs.  Malorie se viu forçada a sair de casa e ir em busca de um lugar seguro. Ela achou no jornal um anúncio de um lugar que estava abrigando sobreviventes e dirigiu até lá.

Nessa casa, ela conheceu Tom, Don, Felix, Cheryl e Olympia. 

Desses personagens, o que mais me conquistou foi Tom. O espírito de liderança dele é invejável. Ele se arrisca, tem iniciativa, o que é essencial para a sobrevivência do grupo.

Don é o personagem que eu mais ODEIO desse livro, sério, quem for ler vai ver isso. Ele não queria aceitar mais pessoas na casa, pois dizia que não teriam suprimentos suficientes para abastecer todos os moradores. Eu não gosto dele, porque o Don é o tipo de personagem que não ajudaria alguém se a decisão coubesse só a ele. 

O Felix é o personagem que é fiel ao Tom e confia nele. Não me apeguei muito, pelo autor não se aprofundar muito em sua personalidade.

Sobre a Cheryl também não há muito o que falar, já que ela não é bem trabalhada na história. Ela é durona e uma mulher forte. Ponto. 

Olympia se torna grande amiga de Malorie por compartilhar de um aspecto em comum: ambas estavam grávidas de 4 meses. Olympia é muito meiga e ingênua. Tem uma personalidade mais bem construída por passar muito tempo com a protagonista. 

A casa pertencia a George, o qual já estava morto quando Malorie chegou. Mas foi um homem que conviveu muito com Tom e a história dele é muito comovente e reveladora, que depois tem uma relação com o presente.

Eles passam muito tempo nessa casa, tentando se comunicar ligando para números aleatórios, indo buscar água no poço vendados (confesso que eram umas das partes mais agoniantes do livro) e procurando mantimentos. Até que por algum motivo (sem spoilers) ela passa a morar sozinha nesse lugar com os filhos.

Ela cria Garoto e Menina (gêmeos) por 4 anos, longe de tudo e treinando-os para viverem sem a visão, tornando-os máquinas de ouvir para quando o dia de fugir chegasse. 

Assim, Malorie se vê obrigada a cuidar de seus filhos vendada, sem saber o que os espera lá fora. E sem saber se vão conseguir.

                  Não abra os olhos.

O livro é muito bom e tem uma dinâmica muito boa. Ele é todo amarradinho, tem tudo entrelaçado. Você sente a afilação dos personagens quando eles saem vendados, o que é muito legal. É um suspense viciante que te deixa pensando sobre o assunto por um bom tempo. A linguagem é muito boa, os períodos curtos são ótimos porque dão aquele quê de suspense. Realmente acho que daria um ótimo filme, pois as cenas são visíveis e palpáveis. É um livro bem curtinho, são menos de 300 páginas, então é bem rápido de ler. Eu terminei em menos de dois dias. Estava precisando de um livro que me prendesse, pois o anterior e o único livro que eu tinha lido esse ano (vestibular, gente, não deu pra ler muito) tinha sido uma decepção (vou falar dele quando fizer o post de favoritos e decepções do ano). 

O autor deixa a possibilidade de uma continuação, mas espero que ele não a faça, pois senão ele teria que aprofundar mais nesse mundo.  Porém, ficou tão bom assim, cheio de suspense, que acho que se ele tentasse manter essa vibe no segundo livro ia ficar repetitivo e ia acabar como uma cópia do primeiro. 

É isso, gente. Essa foi a resenha de Caixa de Pássaros. Amei demais e super recomendo!

How I Met That Book: Canais Literários no YouTube

LEIAM

Beijinhos e até o próximo post!!

                                         Juliana

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Apresentação

Oi, genteee!
Meu nome é Juliana Guimarães e sejam bem-vindos ao How I Met That Book!
Como dá pra perceber, este é um blog sobre LIVROS <3, mas se for de interesse de alguém, posso fazer postagens sobre outros assuntos.
Vou fazer a primeira postagem com conteúdo amanhã.




Espero que gostem do blog <3.
P.S.: Nome do blog foi ideia do meu namorado inspirado em How I Met Your Mother <3 Te amo, Igor <3